Uma pequena ajuda ao longo do caminho
A comunicação bem-sucedida exige que as crianças com autismo tenham as ferramentas certas no momento certo e saibam como usá-las. Na Tobii Dynavox acreditamos que temos ferramentas que podem ajudar seu filho a reduzir comportamentos desafiadores e melhorar sua saúde, felicidade e qualidade de vida.

As ferramentas certas utilizadas da maneira correta podem resultar em melhorias no estilo de vida, como participação na vida da comunidade, ganho e manutenção de relacionamentos satisfatórios, expressando preferências pessoais e fazendo escolhas, e desenvolvendo competências pessoais.

alec-09
Comportamento desafiador
As crianças com autismo frequentemente se envolvem em problemas, ou o chamado comportamento desafiador, que se manifesta em gritos, jogando coisas, comportamento autodestrutivo, etc. – Engajar-se em tal comportamento pode ser um sinal de que a criança está tentando comunicar algo importante. Por exemplo, uma criança pode se envolver em um comportamento problemático para escapar de ambientes ruidosos ou desagradáveis.

O apoio efetivo ao comportamento positivo é identificar a razão de um comportamento problemático e ensinar novas habilidades que ajudem a substituir o comportamento problemático por uma comunicação ou habilidade social nova e socialmente apropriada.

Leia mais sobre algumas maneiras de lidar com comportamentos desafiadores.

dennis-05
Interação social
Indivíduos com autismo muitas vezes parecem desinteressados ​​ou incapazes de ler e interpretar filas sociais. Ter um filho amado, irmã, irmão ou neto com dificuldades para se conectar com os outros e não ser capaz de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa pode ser um dos aspectos mais angustiantes do autismo.

Estratégias como modelagem, narrativas e roteiros podem ajudar alguém com autismo a se relacionar com as pessoas de sua família e do mundo ao seu redor.

Aprenda sobre maneiras de ajudar pessoas autistas com interação social.

gio-04
Comunicando desejos e necessidades
Nem toda criança com autismo terá um problema de linguagem, embora alguns não consigam falar. A maioria das crianças com autismo, no entanto, tem dificuldade em usar a linguagem de forma eficaz, especialmente quando conversam com outras pessoas.

Existem muitas maneiras diferentes de melhorar as habilidades de comunicação. O melhor programa de tratamento começa cedo, durante os anos pré-escolares, e é adaptado à idade e aos interesses da criança.

Você pode ajudar seu filho a se comunicar preparando tópicos que abordam desejos, necessidades, dúvidas, etc.

Joe-stills-10
Leitura e alfabetização
Se você tem um filho com autismo (ASD) nunca é cedo demais para começar a pensar sobre suas habilidades de leitura e alfabetização. Para algumas crianças com diagnóstico de autismo, as cartas de aprendizagem são fáceis, portanto, o foco para essas crianças pode ser necessário em algumas das outras habilidades iniciais de alfabetização.

Trabalhar na alfabetização precoce durante atividades e rotinas naturais e cotidianas aprenderá as crianças sobre o propósito da leitura e da escrita.

Saiba mais sobre autismo e leitura e alfabetização aqui.