Prancha de Comunicação alternativa 3x3 Core First Tobii

Pranchas de Comunicação Alternativa para Imprimir

Prancha de Comunicação Assistiva para Imprimir

Agora você pode baixar gratuitamente as Pranchas de Comunicação Alternativa para Imprimir do Snap + Core First, para fazer o download é muito fácil, basta clicar nos links abaixo e salvar em seu computador.

As pranchas do Core First estão disponíveis em todos os tamanhos de grade. Essas pranchas podem ser uma ótima introdução ao Core First, facilitando o trabalho dos terapeutas e familiares.

Esse material é um apoio antes de partirem para o uso efetivo no dispositivo, e pode servir como um backup. Imagine que o dispositivo de Comunicação Alternativa como o nosso Tablet Indi, não esteja disponível naquele momento. As pranchas impressas tornam-se uma excelente alternativa.

O que é o Core First?

O Core First é o primeiro conjunto de páginas disponíveis no software Snap. Ele foi projetado para maximizar o engajamento, a alfabetização e o crescimento, utilizando várias técnicas de comunicação que são usadas em conjunto de maneira fluida e previsível.

O principal recurso do Core First é a nossa estratégia central de palavras, conhecidas como palavras básicas (core words), pesquisa, experiência clínica e testes com usuários instruídos.

Outras ferramentas de comunicação incluídas no Core First:

  • Respostas Rápidas – mensagens rápidas e previsíveis que podem ser usadas sozinhas ou em combinação.
  • Teclado – insira letras na Janela de Mensagem para criar ou modificar palavras.
  • Listas de palavras – organizadas por categoria para fácil referência.
  • Tópicos – suporte a interações em ambientes específicos ou em torno de tópicos específicos.
  • Suportes Comportamentais – ajudam os usuários com comportamentos e comunicações sociais.
  • Painel Assistivo – controles remotos, controles de volume e muito mais ao seu alcance!

Pranchas de Comunicação Alternativa Download

As Pranchas de Comunicação Alternativa para imprimir, podem ser utilizadas como um recurso de baixa tecnologia para uso com crianças e adultos. O material gratuito para comunicação assistiva foi disponibilizado pela Tobii Dynavox em português do Brasil, aproveite!

CAA na Sala de Aula

CAA em Sala de Aula – Comunicação Alternativa e Suporte para Alunos na Escola

Comunicação Alternativa CAA em Sala de Aula

A Comunicação Alternativa CAA em Sala de Aula, foi tema do nosso Webinar ministrado por Stephanie Ekis no dia 15/02/2019.

Este webinar abordou estratégias práticas para impulsionar o uso bem-sucedido da CAA na sala de aula. Os participantes aprenderam a identificar oportunidades para comunicação, avaliar necessidades de comunicação para atividades cotidianas em sala de aula, determinar o vocabulário necessário para participação bem-sucedida nas aulas, e a proporcionar o suporte necessário para uso benéfico da CAA.

CAA em sala de aula. Comunicação Alternativa em Sala de Aula

Em breve, iremos disponibilizar a gravação deste workshop, fiquem atentos em nossas redes sociais… e enquanto isso, baixe os arquivos nos links abaixo.

Slides > 10 maneiras de oferecer suporte à aprendizagem e à participação na sala de aula para alunos que usam CAA

Arquivos complementares:
Teste de efetividade de comunicação alternativa e ampliada

Formulário de Planejamento de Implementação da CAA

Não perca o próximo Workshop Online com o tema:
5 técnicas terapêuticas para melhorar a aprendizagem e o uso da CAA/CSA em ambientes do cotidiano.

15/03/19 às 09:00, iremos destacar ideias terapêuticas práticas que podem ser usadas para prestar suporte à comunicação, aprendizagem e ao envolvimento – para pessoas com deficiência. Serão discutidas estratégias de baixa e alta tecnologia. Faça a sua inscrição clicando aqui!

pcs comunicação alternativa

Teste de efetividade de comunicação alternativa e ampliada

Teste de efetividade de comunicação alternativa e ampliada

Se você conhece alguém com dificuldade para se comunicar, o link a seguir pode ajudá-lo a considerar o uso de ferramentas auxiliares de comunicação alternativa e ampliada.

Você pode utilizar este teste de formas diferentes :

  • Responda sozinho a este teste e depois discuta seu resultado com a pessoa indicada (ex., médico, fonoaudiólogo, educador, etc.).
  • Peça que cada membro da equipe (ex., fonoaudiólogo, família, educadores, coach de trabalho, etc) responda individualmente as questões e, em seguida, discuta em grupo.

>>> Baixar Material > http://bit.ly/teste-efetividade-caa

 

Avaliação de necessidade de Comunicação Alternativa e Ampliada(CAA)

A avaliação da necessidade de Comunicação Alternativa ou Suplementar (CAA / CSA) pode ser feita como parte da avaliação inicial de CAA ou como parte da avaliação após a implementação de estratégias e ferramentas de CAA. Na primeira seção é possível coletar informações sobre atividades e formas de comunicação. As três seções seguintes concentram-se em tópicos de interesse, habilidades de comunicação e situações nas quais a criança pode desejar se comunicar. As duas últimas seções concentram-se nas habilidades necessárias aos parceiros de comunicação para que a criança se comunique com sucesso.

Jogo com Eye Tracking Tobii

Jogos com suporte para a tecnologia Eye Tracking Tobii

O jogo SOMA, é um game subaquático de suspense da Frictional Games, e agora ela conta com suporte para a tecnologia Eye Tracking da Tobii.

A tecnologia segue o movimento dos olhos e permite uma maior imersão no jogo. Com o olhar conseguimos alterar o movimento da lanterna e focar em certos objetos. Os adversários do jogo também serão alertados caso olhem para eles.

Leia mais

Semafon Unicamp 2017

A Semana de Fonoaudiologia Semafon Unicamp

A Semana de Fonoaudiologia Semafon Unicamp, ocorrerá entre os dias 22 a 26 de maio de 2017.

Desde 2003 então, a SEMAFON, passou a fazer parte do cronograma do curso e vem crescendo a cada ano. A organização ainda é composta pelos alunos, mais não apenas de dois anos, mas dos quatro anos da graduação. E também a participação dos professores, secretaria e coordenação do curso e da Universidade Unicamp.

Semafon Unicamp 2017

Semafon Unicamp 2017 – 15 anos

A SEMAFON é um evento cientifico, que busca explorar todos os campos em que a fonoaudiologia atua, trazendo profissionais da área da saúde de alta competência para transmitir seu conhecimento através de palestras e mesas redondas.

Neste ano, participaremos novamente do congresso com a exposição de equipamentos e recursos assistivos para comunicação, acesso ao computador e autonomia para pacientes.
Maiores informações: http://www.fcm.unicamp.br/fcm/semafon

Garoto com paralisia cerebral se comunica através do rastreamento ocular

Jacoby Burks é um garoto com paralisia cerebral que se comunica e demonstra suas opiniões e vontades com ajuda da tecnologia de rastreamento ocular. Os equipamentos de controle ocular, permite que crianças e adultos utilizem apenas o movimento dos olhos para sua comunicação através de uma interface completa integrada a um computador.

KXXV-TV News Channel 25 – Central Texas News and Weather for Waco, Temple, Killeen |

FONTE:
 http://www.kxxv.com/story/34798613/mother-of-disabled-child-dont-throw-them-to-the-side-because-theres-help-out-there

Rafael paralisia cerebral uso computador

Rafael e os recursos de Tecnologia Assistiva que ele usa para otimizar seu cotidiano

Rafael é um garoto que de 18 anos que mora no Rio Grande do Sul. No texto abaixo, as profissionais Michelle Apellanis Borges, fonoaudióloga; e Aline Meirelles Marques, terapeuta ocupacional – contam um pouco mais sobre a história dele e sobre os recursos de tecnologia assistiva que Rafael tem usado para otimizar suas atividades e comunicação:

Rafael Lima da Silva, 18 anos, é um garoto de São Jerônimo [RS] com Paralisia Cerebral que veio para Casa do Menino Jesus de Praga aos seis anos de idade. Antes de entrar na instituição, Rafael se comunicava com o olhar e as expressões faciais. Quando entrou na casa, iniciou atendimento terapêutico, utilizando pranchas de comunicação de baixo custo, passando para o GoTalk e logo sendo introduzido o computador. O menino frequenta o oitavo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Deputado Marcírio Goulart Loureiro e o computador permite com que o menino acompanhe os conteúdos e tenha em arquivos todos seus cadernos de aula.

Atualmente comunica-se através de notebook com o software Boardmaker e utiliza o mouse Trackball em cadeira de rodas adaptada. Está em transição para a cadeira de rodas motorizada e em treinamento com Tobii C12.

Leia mais