Rafael paralisia cerebral uso computador

Rafael e os recursos de Tecnologia Assistiva que ele usa para otimizar seu cotidiano

Rafael é um garoto que de 18 anos que mora no Rio Grande do Sul. No texto abaixo, as profissionais Michelle Apellanis Borges, fonoaudióloga; e Aline Meirelles Marques, terapeuta ocupacional – contam um pouco mais sobre a história dele e sobre os recursos de tecnologia assistiva que Rafael tem usado para otimizar suas atividades e comunicação:

Rafael Lima da Silva, 18 anos, é um garoto de São Jerônimo [RS] com Paralisia Cerebral que veio para Casa do Menino Jesus de Praga aos seis anos de idade. Antes de entrar na instituição, Rafael se comunicava com o olhar e as expressões faciais. Quando entrou na casa, iniciou atendimento terapêutico, utilizando pranchas de comunicação de baixo custo, passando para o GoTalk e logo sendo introduzido o computador. O menino frequenta o oitavo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Deputado Marcírio Goulart Loureiro e o computador permite com que o menino acompanhe os conteúdos e tenha em arquivos todos seus cadernos de aula.

Atualmente comunica-se através de notebook com o software Boardmaker e utiliza o mouse Trackball em cadeira de rodas adaptada. Está em transição para a cadeira de rodas motorizada e em treinamento com Tobii C12.

Acompanhe a matéria completa no blog Civiam> http://www.civiam.com.br/blog/o-menino-rafael-e-os-recursos-de-tecnologia-assistiva-que-ele-usa-para-otimizar-seu-cotidiano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *